domingo, 19 de outubro de 2008

Escândalo fiscal na Suécia: Frida terá de pagar milhões em impostos!

A ex-estrela do ABBA Anni-Frid "Frida" Reuss-Lyngstad terá de pagar 12 milhões de coroas suecas em impostos e juros em receitas de música que foram transferidos para a sua empresa no paraíso fiscal do Panamá. Isto foi decidido pelo Tribunal de Recurso Administrativo, em Estocolmo.

Enquanto Björn Ulvaeus no início desta semana ganhou um longo processo contra a Direção Fiscal Nacional, e vai receber de volta 85 milhões de coroas suecas segundo decisão do Conselho Administrativo do Tribunal, está indo na direção oposta da antiga companheira de banda Anni-Frid Reuss - Lyngstad.

A empresa registrada no Panamá como Chaperon, da qual ela é o único proprietário, recebeu receitas de royalties da Polar Music e Universal Music dos direitos dos produtos ABBA. O dinheiro foi depositado em uma conta bancária na Suíça, onde Anni-Frid Reuss-Lyngstad reside.

Isto foi descoberto pela Direção Fiscal Nacional há alguns anos, quando foi feita uma inspeção nas declarações fiscais da Chaperon, rendimentos do período 2000-2002, no âmbito de uma investigação relativa a pagamentos de royalties provenientes da Suécia.

Anni-Frid Lyngstad Reuss não é obrigada a pagar impostos na Suécia como ela não é uma residente lá. Mas a Chaperon sim - que também foi reconhecida quando ela apresentou as suas declarações fiscais de rendimentos.

No entanto, a empresa alegou grandes reduções de gastos – por causa da aquisição dos direitos - que fez com que parecesse que a empresa estivesse tendo prejuízos.

A Direção Fiscal Nacional não aceitou as deduções, e impôs à Chaperon uma multa adicional de 38 milhões de coroas suecas pelas suas receitas durante o período 2000-2002. Isso significava que, Anni-Frid Reuss-Lyngstad é obrigada a pagar impostos e juros de cerca de 12 milhões de coroas suecas.

O ex-membro do ABBA recorreu da decisão no Tribunal de Justiça, mas o recurso foi rejeitado. Agora o veredicto foi liquidado pelo Tribunal de Recurso Administrativo, em Estocolmo.

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...