segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Agnetha in the beginning...

Deixo aqui dois textos publicados em jornais suecos de 1968, que falam de uma Agnetha ainda estreante. Esta Agnetha (ou Agneta, como está grafado em uma das primeiras matérias publicadas sobre ela em janeiro e setembro do mesmo ano) se mostra como uma jovem sonhadora, alegre, cheia de planos e radiante por fazer o que mais gostava.

"Eu chorei lágrimas de alegria"

-Eu fiquei chocada. Chorei lágrimas de alegria.

Há algumas semanas ela era uma adolescente comum de 17 anos de idade. Agora ela está em 3º lugar na Svensktoppen! Agneta Fältskog de Jönköping está a caminho de ter uma carreira incomparável.

Sua primeira gravação "Jag var så kär" foi um estouro imediatamente. Do nada para o terceiro lugar no Svensktoppen! Isto nunca tinha acontecido antes, segundo especialistas do show business. E o melhor de tudo: Agneta compôs a letra e a música.

Agneta nas últimas semanas estreou sua primeira gravação, apareceu na televisão e agora isto... Só Anita Lindblom e Anna-Lena Lövgen estão à frente dela.

Agneta gravou mais uma outra canção "Utan Dig". Ela será lançada nos próximos dias.

- E esta é muito melhor, Agneta assegura.

Eventualmente duas músicas americanas são lançadas. A Agneta que agora é o número três na Svensktoppen não tem muito em comum com a menina de sete anos de idade que fez sua estréia em uma reunião no clube de pesca onde suas calças caíram...

Agneta comemorou a posição em sua casa em Tegelbruksgatan, Jönköping. Flores e telegramas transbordando e o telefone tocando todo o tempo. Pessoas ligando da Suécia, Dinamarca e Alemanha. E todos mundo querendo que Agneta cante. Todos receberam um "desculpe-me" como resposta. Agneta estará ocupada até setembro como vocalista na orquestra Enghardts.

A vida profissional é tentadora. Mas, sábio e sensata como ela é, prefere esperar para ver como as coisas correm.

- Mas está começando a ficar difícil, diz Agneta. O escritório durante o dia e cantando à noite. Seria divertido se eu tivesse mais tempo para escrever mihas próprias canções.

Agneta Fältskog não escreve apenas suas próprias canções. Ela escreve para outros artistas também.

Foi depois que Agneta enviou uma fita demo para a empresa discográfica Cupol que as coisas começaram a acontecer. Em Estocolmo eles ouviram dizer que havia algo de especial em Agneta. Então eles têm investido muito nela. Por exemplo, é muito raro que um estreante comece gravando duas músicas ao mesmo tempo. Normalmente começa-se com uma e depois esperam para ver como ela se sai...

(Publicado no jornal Jönköpingsposten, em 29 de Janeiro de 1968)

***

"Eu quero atuar na TV e teatro"

Ela parece ser uma garota enigmática. Aos 18 anos de idade na Svensktoppen Agnetha Fältskog. Ela é a cantora de "Jag var så kär" do inverno passado, se você se lembra. Mas ela é enigmática no bom sentido. Agnetha é uma garota com muitos ferros no fogo.

Agnetha admirações e anseios. Será que ela deveria tentar algo logo na Alemanha, fazer muito dinheiro, ou será que ela deveria tentar se tornar o que ela realmente pretende ser, uma atriz?

É uma escolha difícil, tão difícil como foi na última Primavera, em Jönköping, parar de cantar com Bernt Enghardts orkester, que excursionou com ela no seu tempo livre por dois anos. Mas volto a repetir que ela esperou por um bom tempo antes de tomar essa decisão drástica.

Foi em grande parte graças à orquestra Enghardts que Agnetha se tornou um grande nome. Como que prevendo, a orquestra do maestro Bengt (atualmente seu nome é Bernt) Enghardt enviou uma fita para Little Gerhard, que agora é diretor de produção em uma pequena empresa discográfica. E Lille Gerhard estava interessado em ouvir a voz de Agnetha de perto e chamou-a imediatamente. Adivinhe se ela ficou surpresa!

Ela ficou ainda mais surpresa quando o seu primeiro álbum com uma canção que ela própria escreveu tanto a letra quanto a música, entrou direto para a 3ª posição na Svensktoppen. O aumento recorde de vendas e após duas semanas "Jag var så kär" já tinha vendido mais de 80.000 cópias - um número de vendas excelente.

Houveram outros que também se surpreenderam com Agnetha. A maioria das pessoas no show business acham que foi uma grande conquista Agnetha chegar com uma música escrita por ela mesma ao topo das paradas. Mas Agnetha não acha que esta música é particularmente especial, não mais especial do que suas outras canções.

- Eu escrevo canções há bastante tempo, diz ela, desde cerca dos dez anos de idade. Quando eu entro na onda (para compor), eu acendo duas velas - de preferência vermelhas - e sento-me ao piano. E então eu venho com uma melodia. Principalmente uma melancólica.

Agnetha não é uma pessoa melancólica, muito pelo contrário, ela está sempre alegre e acha que é muito feliz. Mas ela precisa da tristeza em suas músicas como um contrapeso. E talvez ela libere seus sentimentos quando não está feliz. Ambas de suas canções que entraram na Svensktoppen "Jag var så kär" e "Utan Dej" são melodias de amor que foram inspiradas por rapazes que Agnetha havia conhecido e em seguida o relacionamento terminou.

Mas no futuro provavelmente começaremos a ouví-la cantar sobre um amor feliz. Porque agora Agnetha está realmente apaixonada! Desde a primavera passada ela está unida a Dieter Zimmerman, um compositor alemão que ela conheceu em Berlim, quando esteva lá para gravar um álbum. No final de julho eles noivaram.

Este noivado pode significar muito para Agnetha. Ele não só é um cara legal, com quem ela se sente muito bem, mas também é um hábil compositor e produtor que pode lançá-la no mercado alemão.

- Eu realmente acredito em Agnetha, diz Dieter. Sua romântica e um pouco melancólica disposição é exatamente o que precisamos na Alemanha agora. Ela tem todas as perspectivas para ser uma das próximas artistas entre os da longa lista de suecos que fizeram sucesso por lá.

Mas Agnetha realmente não sabe muito sobre seus passos. Porque seu grande sonho é o teatro.

- Eu sempre quis atuar em frente a uma platéia, diz ela. Mas jamais tive a oportunidade - exceto por diversão - quando nós atuamos na escola e em ocasiões semelhantes. Claro que eu estive no palco várias vezes durante o verão no folkparks - mas isto não é a mesma coisa...

Mas agora ela tem isso em mente: os planos para a Alemanha foram colocados na prateleira por agora, e o contrato com a orquestra Enghardts foi rejeitado. Porque Agnetha vai estudar na escola de teatro Calle Flygare. Sua meta é a TV e o teatro, Agnetha pensa que é um meio muito favorável. Com o objetivo de levar a sério o teatro, mas com a vantagem de que se atinge muito mais pessoas.

Mas Agnetha não irá desaparecer completamente como cantora. Isto vai lhe promover bastante aqui - a Nancy Sinatra da Suécia! O Lee Hazlewood que ela escolheu é Jörgen Edman. Juntos irão chegar ao topo um novo som para a Svensktoppen, que se espera venha a ser um grande sucesso.

Iremos também ter a oportunidade de vê-la ao vivo no palco. Porque ela vai participar de um pacote turístico com entre outros Sten & Stanley. Isto é algo que se espera também seja favorecido pela plateia.

E talvez também haverá, apesar do amor feliz, um pouco de melancolia nas suas músicas. Dieter voltou a Berlim para produzir músicas, e Agnetha tem que se contentar em escrever letras a cada noite e falar com ele ao telefone, uma vez por semana. E passar seu tempo desejando sua volta, escrevendo seu próximo sucesso para a Svensktoppen "Längtan" (Anseio).

(Por Birgitta Forslund e Benny Möller, publicado no jornal Bild Journalen, em 18 de Setembro de 1968)

3 comments:

Anônimo disse...

Que bela mulher! Que cantora maravilhosa!
Nunca mais haverá um grupo que cante tão bem como o grupo ABBA.

QUE SAUDADE!!! CHORO QUANDO OUÇA SUAS MUSICAS...

Anônimo disse...

Duas mulheres de uma voz única, e jamais haverá igual talento igual ao deles!
Ao ouvir suas músicas eu viajo no passado, chega a dar uma dor no peito de SAUDADES!!!!!!!!!!!!!

Fernando J, Jacob disse...

saudades do grupo abba e fico feliz em ver as duas juntas novamente. suas músicas marcou e marca muito ainda minha vida.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...