sábado, 28 de março de 2009

Uma visão feminista sobre Agnetha e sua carreira












Agnetha Fältskog - quem é ela? Uma forte e independente garota que quer escrever suas próprias canções.

Agnetha mudou-se para sua casa nova. Ela está começando uma "vida nova". Com as crianças e com a sua própria música. A vida nova de Agnetha Fältskog será, evidentemente, para os ABBA-membros "vida nova". Mais cedo ou mais tarde. O que significa que estão começando a ter vidas individuais. Björn e Benny privativamente e Benny e Frida profissionalmente.

- Estamos começando a ver o fim da era ABBA. Mais dois álbuns, e depois... Disse Benny há um ano atrás. Antes do ano sabatical Benny disse também: Björn e eu iremos fazer aquilo que estamos planejando. E Frida e eu iremos fazer isto. Sobre Agnetha não posso dizer nada ainda.

Terá sido um sinal de que essa época já chegou? Algo está para acontecer. Mas isto pode ser facilmente entendido se Benny não sabe dos planosde Agnetha ou não quer falar sobre eles em público. Porque ele é quem sabe o que acontece. Você começa a imaginar. Assim como Stikkan Anderson fez quando começou a pensar por Agnetha sem consultar-lhe antes.

Porque há um lado de Agnetha que o vasto púlbico não conhece. E ela simplesmente não comercializou esta garota, apenas porque tinha que fazer isto.

Diva não

A forte Agnetha. A independente Agnetha. Provavelmente a mais forte dos quatro. Mesmo que ela seja a mais retraída.

Como uma menina: Ela compreende como Frida depende de Benny. Mas você nunca ouviu Agnetha dizer coisas assim com Björn. Tipo Björn superstar.

Mesmo ela fazendo parte de um dos maiores grupos do mundo ela é como uma pequena diva, assim como quando ela veio de Jönköping para Estocolmo há dez anos atrás. Ela é muito calorosa e suave, embora tenha um certo temperamento. Não há nenhuma "meninice" nela. Também não é uma garota sem nexo. Ela não irá morrer se alguma outra garota se sair melhor do que ela. Ela acha que existem coisas mais importantes para pensar do que isso.

Diz um dos poucos que ainda se atrevem a falar sobre ABBA como membro do grupo. Björn e Stikkan Anderson estão ligados há 15 anos agora. Mesmo ele sendo um excelente músico que é, assim como Stig é interessado no lado dos negócios do ABBA. Frida, casada com Benny, é vista pela cidade e nunca é lembrada pelo seu papel no ABBA e tem desfrutado estar em foco. Mesmo porque isto torno-se naturalmente "um pouco demais", mesmo para ela. Benny é estável, muito simpático e músico com "M" maiúsculo e o "motor" por trás do grupo. Mas ele é flexível e assim como Björn bastante frio quanto á ilusão de ser um "ídolo". Eles têm sido assim desde o início. E ambos ficam muito felizes se puderem passar algum tempo no estúdio, longe do mundo por semanas.

Consciência pesada pelas crianças

Onde é o mundo de Agnetha? Quem esteve lá naturalmente desde o início. Mas, as coisas podem se tornar maiores do que você deseja. E você pode ter novos prazeres com o passar dos anos. Os membros são agora também amarrados uns aos outros por laços de lealdade e serão um por um longo tempo. Talvez para o resto das suas vidas. E ninguém sabe como está escrito no contrato -183 pontos em 8 anos talvez. Não, seria estúpido especular sobre a eterna "felicidade" dentro da empresa "ABBA".

Agnetha nunca gostou de muita atenção. E uma vez que ela é uma garota muito direta ela toma as "coisas ruins" para o coração. Coisas que os outros três não têm muito cuidado.

O que é importante para Agnetha hoje? Duas coisas: Ficar com seus filhos, Linda, 6, e Christian quase 1 ano de idade. Ser uma boa mãe para eles, ser capaz de lhes dar amor e segurança. Ela muitas vezes sentiu-se culpada por deixar Linda.

Trabalhar criativamente "na sua". O que muita gente parece ter esquecido é que Agnetha (existe mais alguma?) foi quem lançou álbuns com o seu próprio material antes dos 20 anos de idade. Ela lançou até agora seis álbuns. O último "Elva Kvinnor I Ett Hus" há três anos.

Pressionada pelos rapazes?

Primeiro você se adapta à idéia do ABBA. Então você começa a pensar. Claro, ela poderia ter ficado em casa compondo em cima da mesa e era tudo o que ela queria, e ela fez isso. Mas essa não é a mesma coisa que acontece com o material. Que alguém acredite nele, publicá-lo e lançá-lo. E não importa o quão forte você é, há longo prazo não pode ser bom para a sua auto-confiança ter "gigantes" como Björn e Benny te observando.

Stikkan, Björn e Benny a pressionam? Bem. Eles são os únicos no comando. Tomam a maior parte das decisões. Mas em casa os rapazesnão são opressores. Existe uma mulher nesta terra em que Stikkan Anderson confia 100% - uma mulher. Sua esposa Gudrun. Uma mulher muito doce. Björn era há 15 anos um rapaz simpático que conversava com as meninas. E o fato dele ter ficado amarrado em Agnetha foi porque ela era uma menina com vontade própria e uma mulher forte. Björn foi com tudo. Cozinhou por horas. Melhor do que Agnetha. E deu toda a sua energia para seus filhos.

Mas "ABBA" pressiona um pouco. O que foi feito ou realmente não feito por Lena Andersson é metade de um escândalo. Com Stikkan você tem a impressão de que tudo o que ele faz é calculado, se você quer vencer você quer "vencer". E ele certamente tem "vencido". Porque em se tratado de uma pessoa talentosa e criativa como Agnetha Fältskog nada poderia ser pior, intencional ou ou não.

A mudança de Björn

Para Agnetha com sua necessidade de integridade não é muito surpreendente que ela seja a mais reservada dos quatro. Pode demorar muito tempo. Quando ela noivou com Björn tinha 20 anos. Ela já havia sido noiva e tido uma pequena carreira na Alemanha. Ela havia se estabilizado como artista e já havia assinado o seu primeiro contrato com a Cupol. Björn sempre teve a atitude perante as mulheres de que se elas não fizessem o que ele queria poderiam ir embora. Com Agnetha ele ainda tinha que dizer "desculpe-me" de vez em quando.

Agnetha não ia para turnês se tivesse que ficar sentada o admirando como um ídolo. E Björn aceitava isso, o fato dela precisar de uma tarefa... Ela era exigida, e recebia, em plena igualdade. Ela e Björn viviam intensamente o amor, mas poderiam ter a certeza de uma boa convivência nos primeiros anos. Além disso, Agnetha era romântica e conservadora. Ela queria casar-se, assim houve um casamento. Completamente dirigido por ela. É claro. Ela também foi muito determinada em ter filhos. Quanto mais depressa possível. Björn, cinco anos mais velho, tinha a mesma opinião. Houve uma série de opiniões comprometedoras especialmente no início quando ABBA começou. Björn e Benny assumiram. Agnetha se tornou "silenciosa".

Garota comum

Benny e Björn querem escrever musicais juntos ou separados e eles estão trabalhando em uma viagem para as Bahamas agora. Frida gostaria de permanecer no palco de uma forma ou de outra. E como um grupo poderemos ver e ouvir ABBA por um tempo mais.

A nova vida de Agnetha não vai mudar muito do lado de fora. Ela quer ficar em casa, por um tempo. Quem queria ser mais livre, para sair? Bem. Poderia ser uma coincidência - mas foi Agnetha quem deixou de sair. Não o inverso.

Ela vai fazer seu trabalho perfeitamente no ABBA, e no seu tempo livre ela vai ficar em contato com seus pais e sua irmã. Coisas importantes em sua vida. E sair com seus amigos. Antigos e novos.

Ela irá cortar bonecos de papel com Linda e ensinar Christian a montar no seu triciclo e nos intervalos ela irá compor, compor, compor. E ficar mais ou menos longe do público. A casa para onde ela se mudou é imensa e Agnetha vai poder dizer mais ainda que "a minha casa é o meu castelo". Ela é uma linda garota "comum", e ela nunca alegou qualquer outra coisa. É só quando se trata de talento, musicalmente ela é bem acima da média...

Mas agora ela tem uma enorme segurança na área. Ela tem viajado e representado muito e faz isto com suavidade como uma "marca". Ela tem 28 anos e está solteira novamente, e uma mulher muito bonita. Aqui em casa ela é a "garota vizinha" Agnetha. (E ela não se importa que seja isso). Mas, no exterior, em New York por exemplo, há uma imagem completamente diferente dela. Aqui está um "boato", que é um pouco divertido:

Agnetha é uma grande "femme fatale". Um vulcão escondido por trás de uma loira que seduz os homens interminavelmente. Björn deve ter tido um problema para mantê-la em sua casa à noite. "Não é assim?" Mas você pode dizer, a forma como ela anda, como ela olha pra você segundo disse um rapaz na Austrália. Agnetha! A pequena Agnetha que costumava trabalhar no quadro de distribuição em uma firma de carros em Jönköping. E agora uma "femme fatale" O vulcão de Vättern. Bem, bem, definitivamente uma nova imagem.

Em nome da igualdade tudo o que posso dizer é "continue" para Agnetha! Um telegrama das irmãs. Para a garota que provavelmente com um estalar de dedos poderia destruir o ABBA-império, se ninguém se importa com o que ela quer. Mas eu tenho certeza que eles já sabem.

(Janeiro de 1979 - Lilian Meiland)

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...