terça-feira, 14 de abril de 2009

Lena, a melhor amiga de Agnetha, diz tudo...

...sobre os desafios de Agnetha em Jönköping.

Agnetha e eu podíamos nos sentar por horas sonhando em nos tornarmos famosas

Desde que Agnetha Fältskog se tornou mundialmente famosa não voltou á sua cidade natal - até agora não!

Aqui alguns de seus amigos mais íntimos do passado narram suas histórias sobre como eles se lembram de Agnetha.

Jönköping não é considerada exatamente "a cidade dos acontecimentos". Mas isso está prestes a mudar. Em conexão com o 700º aniversário da cidade, que normalmente é muito tranqüila e pacífica, acontecerá uma grande festa, que será transmitida pela TV. Toda a cidade convenceu Agnetha Fältskog a participar da festa, onde ela será hospedada. É a primeira desde que ela se tornou Agnetha-ABBA com os outros no palco que ela estará de volta para cantar. Portanto, não causa admiração que os habitantes de Jönköping estejam animados agora. Agnetha provavelmente pensou muito bem antes de aceitar esta honra. Ela tornou-se mais caseira e evita os grandes eventos. E acima de tudo isto o programa será exibido ao vivo. O show de jubileu trará como tema as muitas memórias de Agnetha durante estes anos. O show será algo especial para os fãs de Agnetha, uma homenagem para a filha de Jönköping. Muitos dos artistas que se apresentarão são grandes amigos de Agnetha, a maioria deles conhecem-na desde sempre. Sua mãe Birgit, a caixa do supermercado e seu pai Ingvar, que trabalha para a companhia elétrica local manterão seus dedos cruzados.

Um dos hóspedes foi mantido em segredo até o último minuto. Foi o antigo professor de música de Agnetha da escola, Eivor Stenäng, e seu coral de meninas. Houve bastante sigilo sobre a sua apresentação. Saxões não conseguiu conversar com Eivor á frente do espetáculo.

- Será fantástico encontrar Agnetha novamente, já faz um bom tempo, 20 anos. Agnetha tinha 13 e eu 21 anos e era novo como professor de música, relembra Eivor. Eu tinha muitos alunos e não tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Agnetha, mas eu lembro da menina com os longos cabelos loiros que gostava de se apresentar e cantar.

- Era difícil conseguir que qualquer das garotas cantasse sozinha na frente da turma. Provavelmente é por isso que eu me lembro tão vividamente de Agnetha e também lembro que ela tinha uma linda voz clara, mas eu não poderia sonhar que um dia ela iria se tornar mundialmente famosa.

Uma das cantoras locais que Agnetha insistia em ter com ela no show era sua melhor amiga da adolescência - Lena Lagerkvist.

- Na verdade haviam três de nós que eram inseparáveis; Agnetha, eu e uma garota chamada Elisabeth Strub. Fazíamos tudo juntas e havia muita diversão. Às vezes nós saíamos para dançar, mas na maior parte do tempo ficávamos cantando juntas. Canto e música eram o nosso maior hobby, diz Lena.

- Quando nós não estávamos cantando estávamos sonhando em sermos grandes estrelas e que fantásticas carreiras teríamos, ri Lena.

E o trio tinha alguns compromissos.

- Nós cantamos em Folkets Park e em Rigolette que era o local legal em Jönköping nessa época. Por dois anos nós tivemos a sorte de participar do Ano Novo produzido por Vincent Bagge.

Elisabeth e Lena têm empregos "normais". Apenas Agnetha prosseguiu com a carreira musical que as três haviam sonhado.

- Não estou surpreendida com tudo o que Agnetha fez. Ela era muito talentosa musicalmente e era a mais competitiva e focada em sua meta. Não havia nada mais que a interessasse. Seu maior ídolo era Connie Francis e ela se esforçava para soar como ela, lembra Lena. Nunca esquecerei a primeira vez que a vi na TV. Eu estava tão feliz por ela, tive arrepios por todo o meu corpo!

- Nos mantivemos em contato um pouco depois da descoberta da Agnetha. Ela veio visitar-me quando voltou para casa em Jönköping. Mas depois tanto eu quanto Elisabeth nos afastamos e perdemos contato. Será muito bom nos vermos novamente. Para ver como ela está hoje.

- Quando eu a conheci ela era uma garota comum. Feliz e divertida, uma ótima companhia. Ela era muito tímida e suave, definitivamente era o tipo de pessoa que não pisava em ninguém.

- Eu não acho que ela mudou muito. É claro que algumas coisas mudam muito quando você se torna mundialmente famoso, mas estou firmemente convencida de que por dentro ela ainda é a mesma menina comum que eu conheci, disse uma animada Lena duas semanas antes do show.

Agnetha começou sua experiência com um outro amigo do passado. Foi vocalista da banda Bernt Enghardt. Foi em sua banda que Agnetha começou a cantar.

- Agnetha e eu trabalhamos juntos durante três anos. Então eu deixei o grupo para outra pessoa, mas Agnetha ficou com eles por mais um ano. Eu lembro-me dela como uma menina muito bonita, talentosa e ambiciosa. Um pouco tímida, assim como o resto de nós na banda, Bernt diz.

Agnetha tinha apenas 16 anos quando se tornou a vocalista da Bernt Enghardts Orkester.

- Nós contamos a piada de que Agnetha só conseguiu trabalho porque a sua antecessora também se chamava Agnetha, e isto nos livrou do custo para imprimir novos cartazes, Bernt ri.

Todos os membros da banda tinham empregos normais durante a semana. Agnetha era telefonista em uma empresa de carros, a Atteviks Bil, onde ele dormia bastante sonhando com seu próximo show.

- Foi uma dura, mas muito agradável época. Nos fins de semana e em algumas noites da semana nós nos apresentávamos em diferentes Folkets Hus. Quando a dança estava boa tínhamos que correr para casa. Muito raramente passamos a noite. Estávamos todos com pouco dinheiro e tiínhamos que trabalhar na manhã seguinte.

Mas haviam outras razões para Agnetha não passar a noite. Os pais de Agnetha...

- Eu ficava extremamente nervoso quando Agnetha saía em turnê de ônibus. Dezesseis anos é uma idade perigosa quando se trata de rapazes e eu ficava preocupado por ela estar indo para ficar em um hotel com todos eles, disse Ingvar, pai de Agnetha, há dois anos atrás em uma entrevista.

- Sim, todos nós sabíamos que o pai de Agnetha estava de olho na gente, diz Bernt.

Agnetha ainda estava trabalhando com Bernt Enghardts quando ela estourou com "Jag Var Så Kar".

- Eu lembro claramente quando Agnetha veio com esta canção para um ensaio. Foi a primeira música que ela escreveu. Depois de cantá-la uma vez todos nós dissemos "esta vai levar você para a Svensktoppen". Agnetha discordou, mas nós tínhamos razão.

Como todos nós sabemos...

(Publicado na revista sueca Saxons, em 1984)

1 comments:

Anônimo disse...

Eu tenho 39 anos, mas ouvi muito o ABBA na infância, e isso me deixa um pouco saudosista. Que lindas canções!
Parabéns ao blogueiro por este belíssimo trabalho.

Vandoís Baraúna

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...