domingo, 17 de maio de 2009

B&B de volta ao pop













Nova canção de Benny & Björn para site do Hotel Rival

A nova canção para o brevemente reinaugurado site do Hotel Rival chama-se "2nd Best to None" e é cantada pelo quadro de funcionários do hotel Rival. "Nós não fazemos nenhuma canção pop há um longo tempo", disse o músico. Andersson teve a idéa de gravar 2nd Best To None em setembro do ano passado, no quinto aniversário do Hotel Rival, ocasião em que os funcionários se reuniram. "Eu percebi que pelo menos 20 deles estavam cantando em coros amadores em Estocolmo", ele disse. "Perguntei-lhes: vocês querem que eu escreva uma canção para vocês para colocar em nossa homepage? Eles disseram sim e foi o que fizemos. "Eu perguntei a Björn se ele gostaria de escrever as letras, e nós a gravamos com o pessoal. Nós a lançamos como single também. Foi divertido e foi bem cuidado pelo pessoal do hotel mais do que qualquer outra coisa."

Story of a Heart - nova canção pop e novo álbum em inglês da banda Benny Andersson

A data de lançamento de 6 de julho de 2009 está definida para o novo álbum "Story of a Heart" - não pela orquestra de Benny Andersson ou mesmo Benny Anderssons Orkester, mas pela "The Benny Andersson Band", trazendo uma nova composição pop de Benny Andersson e Björn Ulvaeus cantada por Helen Sjöholm. A nova faixa (Story of a Heart) foi gravada por uma dos vocalistas do grupo, Helen Sjöholm, e vai aparecer ao lado de músicas folk que já foram lançadas na Suécia. Björn Ulvaeus escreveu as letras originais em sueco, e ele está traduzindo para o Inglês para o lançamento no Reino Unido em 6 de julho. "É uma boa expectativa poder ser capaz de lançar o tipo de música que venho fazendo durante os últimos 10 anos, que é orientada no folk", disse Andersson. O grupo irá também apresentar o seu primeiro concerto em Inglês no Hampstead Heath, Londres, em 4 de Julho.

A trilha sonora da minha vida: a estrela do ABBA Benny Andersson diz a Craig McLean quais são os seis álbuns que têm um significado muito especial para ele...

O primeiro disco que comprei...
Elvis Presley, Jailhouse Rock (1957)
Na Suécia não tínhamos rádio comercial na época. Mas era esta estação pirata no Báltico, Rádio Nord. Não tenho certeza se o ouvi lá, mas as pessoas com certeza falavam sobre esse rapaz. E eu percebi que havia algo que eu não havia ouvido antes. Especialmente a irreverente "Treat Me Nice", porque ela começa com algo no piano - Eu comecei piano um ano antes.

A minha introdução à melodia...
Mantovani, Film Encores (1957)
Por alguma estranha razão quando eu tinha 12 ou 13 comprei este. Haviam muitas maravilhosas nele: Laura, Limelight, Three Coins in the Fountain. Você sabe que Mantovani é assim: cordas e toneladas de reverberação. Portanto não muito rock'n'roll. Eu aprendi todas essas canções e foi o que me tornou melódico. A essência da boa música para mim sempre foram boas melodias.

Memórias do meu primeiro apartamento...
Rattviks Spelmanslag, Gardeby Laten (1950)
Eu tinha 18 anos e uma morada em Estocolmo. De manhã eu ia buscar o meu pequeno gramofone portátil e tocava este. Todas as aldeias no norte tinham o seu próprio "spelmanslag", grupos de violinistas, e Rattviks era uma dessas cidades. Tocava Gardeby Laten todas as manhãs no meu novo apartamento para ficar de bom humor. Eu sempre estive sintonizado na música de violino, a essência do folk sueco.

Como todas as músicas estão ligadas...
Le Mystere des Voix Bulgares, Sableyalo Mi Agontze (1986)
Eu estava sentado no carro talvez há 20 anos e essa música tocou no rádio. O que é isso? É como ovelhas! Era realmente uma coisa natural, mulheres cantando músicas conhecidas a época que seus avós estavam crescendo. Música folk da Bulgária não tem exatamente a mesma linguagem do folk sueco, mas há algo nela que faz você grudar. Todas as músicas folclóricas são mais ou menos ligadas.

A prova de que o pop não morreu...
Alanis Morissette, Jagged Little Pill (1995)
Ouvi muito isso quando foi lançado, nessa época eu não estava mais escrevendo canções pop. Era uma recordação do sólido pop dourado, de uma mulher fantasticamente talentosa com boa composição e uma grande voz, e um álbum muito bem produzido por Glen Ballard. É um dos 10 melhores álbuns da minha vida quando se trata de música pop, ao lado de Rumours e Hotel California.

O espírito do pop sueco...
Robyn, Robyn (2005)
Robyn é uma grande artista. Ela tinha 16 anos quando começou e se transformou de imediato uma grande estrela na Suécia. Ela era uma menina agitada no meio de tudo o que existia, sem ser uma camaleoa como Madonna. Ela ainda tem seu próprio estilo, o tempo todo. Tocamos durante a abertura do meu hotel, o Rival, em Estocolmo - Toquei piano e ela cantou a sua canção "O Baby". Ela sabe atuar em conjunto.

(Publicado em 17 de Maio de 2009 no jornal britânico "The Observer" e no site "Guardian")

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...