quarta-feira, 22 de julho de 2009

Frida em 1984: O futuro do ABBA é mais incerto do que nunca!

"Paris é linda na primavera", Frida sorri. "Infelizmente nas últimas semanas não fomos capazes de ver qualquer coisa da cidade além das quatro paredes desse estúdio". Nós fomos visitar os estúdios de La Grande Armée, onde a cantora do ABBA está gravando seu segundo álbum solo, junto com o quente produtor Steve Lillywhite.

Você já começou a ter uma visão clara sobre o seu novo álbum?
"Sim. Em todo caso, ele vai ser um álbum muito versátil com muitos diferentes estilos. Isto não é uma surpresa também, quando você olhar para a lista de compositores que contribuíram para o álbum: Stuart Adamson do Big Country, Chris Rea, a noiva de Steve Lillywhite Kirsty McColl, meu filho Hans, Björn e Benny do ABBA. Pela primeira vez, escrevi uma canção minha também."

Por que você está gravando o álbum em Paris?
"Trabalhar ou gravar na Suécia se tornou impossível pra mim, devido a razões fiscais. Paris e Londres eram as duas outras opções. Já que moro no centro de Londres, pensei que seria uma boa idéia atravessar o mar para as gravações."

É o seu desligamento do ABBA agora permanente, para poder prosseguir com a sua carreira solo?
"Não há muito que eu possa dizer sobre isso. O futuro do grupo é mais incerto do que nunca. Björn e Benny estão trabalhando no seu musical por meses e provavelmente estarão desse jeito até 1985. Eles mal conseguiram encontrar tempo para escrever uma canção para o meu álbum. De qualquer forma, esta é a primeira vez em que eles não produzem uma de suas próprias composições."

Quanto tempo se passou desde que você viu os outros membros do grupo?
"Meses! Algum tempo atrás, eu corri até Benny em Londres. Coincidentemente, Björn estava nos escritórios do ABBA em Estocolmo quando eu estive lá e encontrei Agnetha quando ela estava fazendo a turnê promocional do seu álbum."

O ABBA ainda existe?
"Espero que sim!" (risos) "Eu sei que não há planos oficiais para a separação. Mas tenho que admitir que muitas vezes eu tento encontrar uma razão para o ABBA ainda continuar e não encontro nenhuma. Ainda assim, não está fora de questão que iremos gravar outro álbum juntos. Afetivamente nós ainda estamos muito ligados uns aos outros."

Por que você mudou seu produtor após o sucesso do seu primeiro álbum?
"Phil Collins, que produziu o meu primeiro álbum, está muito ocupado estes dias com o Genesis e com seus próprios projetos solo. Eu adoraria ter trabalhado com ele novamente e devo confessar que fiquei desapontada quando Phil não estava disponível. Na verdade, eu não tinha uma alternativa imediata. Pensamos em Sting por um tempo, mas é claro que ele não estaria disponível também. Eu conhecia Steve Lillywhite de suas gravações com Joan Armatrading. Mais tarde, eu ouvi o U2, Simple Minds e Big Country e seu som me conquistou imediatamente."

Existe alguma diferença óbvia entre Phil Collins e Steve Lillywhite?
"Claro. Ambos têm as suas próprias personalidades. É absolutamente inútil comparar os dois. Talvez uma resposta que satisfaça poderia ser que o Steve não é um baterista tão bom quanto o Phil é." (risos)

Você está com medo das reações dos fiéis fãs do ABBA?
"Não. O meu primeiro álbum solo vendeu cerca de dois milhões de cópias. Isso significa números. Talvez eu atinja um público mais vasto com o som específico de Steve. Na verdade, eu realmente não me importo se este álbum seja como o anterior. Fiz o meu melhor, Steve fez o seu melhor e todos os músicos colocaram sua alma e coração no álbum. Essa é a coisa mais importante pra mim. O tempo dirá se eu tomei a decisão certa."

(Fonte: ABBA Articles - Publicado na revista belga Joepie em 1984)

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...