domingo, 14 de março de 2010

Billboard, 2010: Benny Andersson preparado para o "Hall of Fame"


Rock 'n' roll pode não ser o termo mais comumente associado à música do ABBA, mas o grupo de Benny Andersson pensa que é apropriado para o grupo sueco, que se separou em 1983, e será incluído no Rock and Roll Hall of Fame na próxima semana.

"Eu considero isto uma verdadeira honra", diz Andersson à Billboard.com. "Nós somos e fomos uma espécie de banda genuinamente pop, e há uma diferença entre a música pop e a música rock 'n' roll. Sermos incluídos no Rock and Roll Hall of Fame não estava no mapa, realmente, para nós. Por outro lado, lá existem várias atuações pop incluídas, então eu vou objetar. Eu não fui a pessoa que nos incluiu, entende?"

Andersson estará presente na cerimônia no dia 15 de março em Nova York, no Waldorf Astoria Hotel, com a ex-esposa Frida (Anni-Frid Lyngstad), enquanto Agnetha Faltskog, que não gosta de voar, e o parceiro de composições Björn Ulvaeus faltarão ao evento. Está previsto que Faith Hill irá cantar canções do ABBA em homenagem ao grupo, mas Andersson diz que poderá tocar na cerimônia também. "Se alguém me pedir, sim, eu irei", observa ele. "Vou ver se consigo togar algo do velho catálogo."

Andersson também está divulgando algo do novo catálogo estes dias. "Story of a Heart", que ele lançou no início deste mês, é o primeiro lançamento nos Estados Unidos da Benny Andersson Band, um grupo com 16 componentes que tem sido ativo na Suécia - onde é conhecido como Benny Anderssons Orkester - nos últimos 20 anos. "Story of a Heart" reúne músicas de álbuns anteriores da banda, embora a faixa-título seja uma composição inédita de Andersson e Ulvaeus que é muito do estilo do ABBA.

"Nos velhos tempos com o ABBA nos sentávamos juntos, batendo bem na guitarra e no piano, mas não tem sido assim desde (o musical de 1984),"Chess ", diz Andersson, que permanece na Suécia, enquanto Ulvaeus vive na Inglaterra desde o início dos anos 80. "Eu escrevo a música hoje em dia e envio para ele, e se ele sentir que há uma letra para ela, ele escreve. Ele fez todas as letras para "Story of a Heart", fez isso com as versões originais em sueco, traduziu as canções para o inglês".

Andersson planeja gravar um novo álbum do grupo ainda este ano. Enquanto isso, ele e Ulvaeus estão trazendo a primeira gravação em inglês de "Kristina", um musical baseado nos romances "The Emigrants", do autor sueco Vilhelm Moberg. Depois de uma temporada de sucesso na Suécia entre 1995-99, a dupla traduziu para o inglês para uma apresentação em setembro do ano passado no Carnegie Hall em Nova York, que foi gravada para um álbum que será lançado dia 12 de Abril na Europa - antes de ser apresentada novamente no dia 14 de abril no Royal Albert Hall de Londres. O álbum também será lançado nos Estados Unidos, embora nenhuma data de lançamento tenha sido definida, mas Andersson não tem certeza se a versão em Inglês de "Kristina" entrará em fase de produção plena.

"Eu não tenho idéia do tipo de valor comercial dele", reconhece Andersson. "É um trabalho sério, é muito diferente de "Mamma Mia", por exemplo. Foi bom apresentá-lo para uma platéia americana e agora para uma platéia inglesa, e depois veremos. Pode acabar em um teatro, a produção completa, mas é um pouco prematuro dizer qualquer coisa sobre isso."


Billboard, 11 de Março de 2010

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...