terça-feira, 9 de março de 2010

Obrigada para Allers - diz Agnetha com sua barriguinha e fazendo canções que se tornam sucessos


Agnetha Fältskog é uma das maiores estrelas dos folk parks. Agnetha está noiva de Björn Ulvaeus. Agnetha escreve canções que se tornam sucessos e canta canções que chegam à Svensktoppen. Ela consegue a inspiração nos romances da Allers. Agnetha tem uma mente astuta, recebe o dia como ele vem, não gosta de lavar pratos e do humor de Björn pela manhã, mas por outro lado ela é muito feliz. Mas ela canta com melancolia em sua voz: Hur kan en saga var så som vacker, plötsligt ta slut efter så många år...

"Tenho muita sorte de ter os romances da Allers", disse em letras grandes no Aftonbladet. Foi uma manchete excepcionalmente boa. Finalmente, pensei, finalmente um artista que é absolutamente honesto! Quem se atreve a dizer que ela não está carregando um pequeno rosário vermelho de Mao no pescoço por baixo da blusa. Mas em vez disso se lê Allers.

Agnetha Fältskog é o nome da corajosa garota. Quem esteve em Svensktoppen com "Om tårar vore guld" que ela própria compôs. Quem causou um escândalo com uma música cigana (letra: Bengt Haslum), já que foi lançada quando a deportação de ciganos era notícia - mesmo que a canção tenha sido escrita muito antes disso. Quem entrou no 3º lugar na Svensktoppen na sua estréia em 1967 - e também em seguida com uma schlager escrita por ela mesma. Quem recentemente ficou noiva de Björn Ulvaeus. Quem...

"Indo e vindo nos folk parks leio romances da Allers, e não tenho vergonha de admitir isso, disse a srta. Fältskog em entrevista para o Aftonbladet.

Tenho que conhecer essa garota, eu pensei. Na ocasião eu não estava pensando principalmente na sua linda barriguinha. Imagine, em seu show nos folk parks junto com Bert-Åke Varg e a orquestra de Rolf Carvenius, a srta. Fältskog veste de acordo com a imprensa "um sexy macacão rosa com uma abertura em forma de coração na barriga. Quando ela usa isto a temperatura do público masculino enrubesce...".

Minha temperatura estava completamente normal (36,9 graus) quando eu apertei a campainha de Agnetha Fältskog em Lilla Essingen. Na porta diz entre outras coisas "AB Viking Songs". Isto parecia promissor. A garota que abriu a porta veio de encontro às minhas mais ousadas expectativas de uma amazona da época dos vikings: alta e magra, repleta de belos dentes, a pele como um pêssego. E cabelos longos como duas quedas d'água geladas.

Nós quase falamos mais sobre Björn (Ulvaeus, seu noivo que não estava presente) do que sobre Agnetha. Ele estava gravando um novo álbum com seus colegas de Västervik, os Hootenanny Singers.
E é Björn que é o Viking da Viking Songs.


-Veja como as coisas aconteceram, disse Agnetha com seus olhos brilhando. Quando íamos da escola de volta para casa em Jönköping, eu e minhas amigas éramos apaixonadas pelos Hootenanny Singers. Todas as outras achavam que Björn era o mais bonito. "Nãoo", eu disse: "Eu gosto muito mais do Johan (Carlberg)!". Mas isso foi só o que eu disse. Só para responder. No fundo, eu já estava mais apaixonada por Björn. E agora estamos noivos...

Então há um momento de silêncio, como os que se lêem nos romances da Allers. Eu não disse uma palavra. Mas Agnetha ainda respondeu à minha pergunta que eu não fiz:

-Sim, ele é tão amável quanto eu pensava há cinco, seis anos atrás. Mas ele tem um temperamento muito ruim pela manhã...

Nos velhos tempos o amor era encontrado no pó de serragem dos circos ou nos teatros em frágeis cenas ou possivelmente nas luzes dos estúdios de cinema. Atualmente o amor pode começar durante uma gravação de TV. Agnetha e Björn se conheceram e se apaixonaram quando ambos apareceram em um programa com melodias de Jules Sylvain.

Jules Sylvain e a jovem srta. Fältskog não têm muito em comum. No entanto, você pode comparar Agnetha com outro compositor muito bom: Wolfgang Amadeus Mozart. Foi dito que Mozart começou a compor quando tinha 4 anos. Agnetha Fältskog tinha cinco anos quando subiu as escadas até a casa dos seus vizinhos de sua casa em Jönköping, falando-lhes para deixá-la usar o seu piano e criar sua primeira composição: ”Två små troll”.

Até agora ela lançou 10 singles. São 20 canções. Fora essas ela escreveu letras e músicas para 8. Em suas gavetas ela tem muitas canções inacabadas e idéias.

-Talvez eu não seja muito inteligente, e eu aproveito o dia como ele vem, eu não penso muito sobre o futuro. Mas eu compreendo muito isso, que no dia em que o público se cansar de me ouvir cantar, então vou apenas passar o meu tempo compondo canções!

Imediatamente o rádio toca a melodia da Svensktoppen "Om tårar vore guld". A minha pergunta é óbvia: O que é ouvir Agnetha Fältskog?

-É divertido. Fico feliz cada vez que escuto uma das minhas músicas no rádio. Não que eu me sente e fique adorando a mim mesma - eu posso ouvir o que estou fazendo errado, o que é bom e o que não é.

No rádio srta. Fältskog lamenta ”Hur kan en saga så vacker som vår plötsligt ta slut efter så många år?”. A Srta. Fältskog no sofá em Lilla Essingen noivou recentemente (seu 20º aniversário é no dia 5 de abril). Ela não é infeliz, mas suas canções são muitas vezes melancólicas e tristes. Ela explica:

-Eu geralmente escrevo músicas lentas. E depois as letras melancólicas estão por perto. Além disso eu não sou uma pessoa despreocupada.

Seria possível escrever um romance encantador para a Allers sobre a juventude de Agnetha Fältskog e sua curta carreira. Resumindo seria algo assim:

Depois que ela se formou a vida estava à espera de Agnetha. Ela começou a trabalhar como telefonista em em Jönköping. Mas enquanto ela transferia as ligações das pessoas, sonhava com um futuro brilhante no mundo schlager. Ela já havia dado os primeiros passos vacilantes de sua carreira: ela era vocalista de uma orquestra de baile. Era maravilhoso mas cansativo: de volta para casa após os shows nas grandes florestas de Småland às cinco ou seis horas da manhã de segunda-feira. Às 8 da manhã ela tinha que estar no trabalho.

Isto foi um choque, evidentemente. Pancada. Então uma pessoa sensata - a boa mãe de Agnetha - disse que "agora, minha menina você tem que escolher: ou canta ou trabalha". Não foi uma escolha difícil.

Um belo dia Agnetha e a orquestra gravaram uma fita. Entre as canções havia uma que a própria Agnetha tinha feito e ela se chamava "Jag var så kär". A fita foi enviada para uma gravadora. E os rapazes da banda disseram: "Se agora começarmos a gravar você terá que entender, Agnetha, nós vamos precisar de uma vocalista profissional. Apenas pra você saber!". Naquela noite Agnetha chorou até dormir. Nem mesmo os romances da Allers poderiam consolá-la, ou melhor: os romances de bolso usados da Allers que ela comprava na banca de jornais.

Outro dia ainda mais bonito um produtor da gravadora ligou. E ele disse que queria fazer uma gravação com - Agnetha! Ele não estava interessado em todos da orquestra!!!

E Agnetha fez a sua primeira gravação (seu pai estava no estúdio segurando a sua mão). E ela entrou na Svensktoppen. E depois tudo aconteceu: TV e Alemanha e os folks parks e mais gravações. E Björn...

Vocês têm que concordar que a realidade é ainda mais maravilhosa do que um romance em Allers!


Por Jan Gabrielsson - Publicado na revista Allers em 26 de Setembro de 1970

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...