sábado, 12 de junho de 2010

The Associated Press, 2010: "Andersson retorna às raízes folk em novo CD"


A Associated Press está circulando uma entrevista de Charles J Gans com Benny nos Estados Unidos. Benny fala principalmente sobre "Story of a Heart", mas abrange também Kristina, Mamma Mia! e os fãs da música do ABBA.

Benny Andersson não ficou surpreso com o engano dos ouvintes em pensar que a faixa título do seu recente lançamento nos Estados Unidos, "Story of a Heart", fosse uma nova canção do ABBA. Mas o resto do álbum, com as suas raízes na música folk sueca e de outros países europeus, mostra um lado da lenda pop desconhecido para o público fora da sua Suécia natal. "Eu queria voltar para de onde eu vim, para minhas raízes na música folk. Eu fui criado no acordeão", disse Andersson. "Essa é uma das melhores coisas de ter sido membro do ABBA, você pode fazer o que gosta."

O CD com 14 faixas, lançado em março, é composto predominantemente por destaques de três álbuns lançados na Suécia desde 2001 pelos 16 membros da Benny Andersson Band, incluindo os super vocalistas suecos Helen Sjoholm e Tommy Körberg. As composições Andersson foram extraídas de uma eclética mistura de estilos musicais: música tradicional sueca, big band swing dos anos 40, música clássica, jazz antigo, polcas, valsas e baladas rock dos anos 50.

Mas Andersson queria uma música nova que poderia tocar no rádio, por isso ele se uniu com o parceiro de composições no ABBA, o letrista Björn Ulvaeus, para escrever "Story of a Heart" com suas multicamadas harmoniosas e crescentes vocais femininos de Sjoholm. É a primeira música pop estilo ABBA que a dupla compôs junta desde que colaboraram em 1993 com o álbum da cantora sueca Josefin Nilsson.

"Eu sou a mesma pessoa, ele é a mesma pessoa", disse Andersson em uma entrevista em um hotel. "Em Londres, eles saíram na rua e tocaram-na para as pessoas - e todos que a ouviram disseram: 'Este é o ABBA?' Então há uma espécie de impressão digital... que tem a ver com a maneira de trabalhar e de como ela foi feita, que tipo de harmonias vocais estão lá."

Mas Andersson deixa claro que a sua atual banda, que inclui folk sueco e músicos clássicos, não é uma banda pop. Os seus membros usam roupas comuns, não roupas estranhas. Suas gravações estão mais próximas de apresentações ao vivo, sem todos os efeitos de estúdio usados pelo ABBA. Andersson não só toca teclados, mas também o seu primeiro instrumento, o acordeão, que ele raramente tocou com o ABBA. "Eles são músicos muito versáteis e podem tocar qualquer coisa... então o que quer que eu traga cabe na banda", disse Andersson. "Eu não me importo com o estilo e eles não se importam."

A banda se apresenta apenas em alguns shows fora da Suécia, onde no verão eles executam em espaços ao ar livre, na sua própria pista de dança. "As pessoas dançam, se divertem", disse Andersson. "É como uma boa troca de energia. Estamos na fase de entregar a energia com a nossa música e eles nos devolvem isso dançando. É para isso que a música é feita." A maioria das músicas de Andersson em "Story of a Heart" são instrumentais, como a super carregada polca "Jehu" e "Trolska" com seu tradicional violino sueco.

As ligações de Andersson com a tradição folk sueca também se reflete no musical "Kristina", baseado na série de quatro romances do escritor sueco Vilhelm Moberg, "The Emigrants", sobre as lutas de uma família pobre sueca tentando construir uma nova vida em Minnesota, em meados do século 19. O musical, que correu na Suécia entre 1995 e 1999, foi recentemente traduzido para o inglês com Andersson e Ulvaeus fazendo parceria com o letrista Herbert Kretzmer, que co-escreveu "Les Miserables". A versão em inglês, com Sjoholm reprisando seu papel título da produção sueca, teve sua estreia como um concerto em setembro do ano passado no Carnegie Hall, e foi lançado no mês passado como um cd duplo. Andersson diz que o estilo épico de "Kristina" tem mais em comum com "Les Miz" do que com o êxito da Broadway "Mamma Mia!", que virou um filme baseado nas músicas do ABBA. "É uma peça solene, sinfônica", disse ele. "Não é um show de música e dança."

Andersson inicialmente estava relutante com o "Mamma Mia!", mas se animou com o tema energizante feminino centrado na relação mãe-filha. "Eu estava um pouco receoso de que isto iria diminuir o trabalho que na verdade realizamos com o ABBA", disse Andersson. "Mas eu estou muito feliz por eu estar errado porque isto realmente significou muito para manter a música do ABBA viva."

Andersson diz que a validação final veio de artistas como Madonna, que sampleou "Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)" do ABBA na sua gravação de 2005 "Hung Up". Em março, o ABBA foi empossado no Rock and Roll Hall of Fame. "Muitas pessoas no mundo da música vieram na frente e disseram: 'Vocês sabem, eu realmente gosto das músicas do ABBA.' Iggy Pop, Bono, Alanis Morissette afirmaram isso," disse Andersson. "Eu acho que significa alguma coisa. Eles escutam 'Knowing Me, Knowing You' ou 'Dancing Queen' e ouvem o que está lá, como foi feito e apreciam isso porque eles sabem que não é assim tão fácil." Andersson sempre é perguntado se a banda vai se reunir novamente. Mas a reunião é extremamente improvável: "Eu não vejo nada de bom vindo disso", disse ele.

Andersson, 63 anos, é o único membro do ABBA que ainda se apresenta publicamente. Ulvaeus é semi retirado mas ainda escreve letras. A ex-esposa de Andersson Anni-Frid "Frida" Lyngstad e a ex-esposa de Ulvaeus Agnetha Fältskog não têm feito gravações solo novamente desde 2004. "Eu acho que a música pop deve ser feita por jovens", disse Andersson, que usa o cabelo até o ombro e barba salpicada de cinza. "Quando você é jovem, você está realmente com o que está acontecendo no mundo... Eu não sei absolutamente o que está acontecendo na cena contemporânea."

Fonte: Yahoo News

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...