segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Parabéns, Benny!

No próximo dia 16 de dezembro Benny Andersson estará completando 64 anos de uma vida de sucessos e por isso estamos deixando a nossa singela homenagem a um dos maiores gênios que a música pop já teve. Parabéns, Benny!

Göran Bror "Benny" Andersson nasceu no dia 16 de dezembro de 1946 em Vasastan, subúrbio de Estocolmo, na Suécia. Seus pais, o engenheiro civil Gösta Bror Vilhelm Andersson e sua esposa Edit Laura, tiveram também uma filha. A irmã de Benny nasceu em 1948 e se chama Eva-Lis Andersson. A família mudou-se para Eskistuna pouco tempo depois e viveram lá até 1955, quando mudaram-se para Vällingby.

O fundo musical de Benny veio basicamente do seu pai e do seu avô, ambos gostavam de tocar acordeão e aos seis anos Benny já tinha o seu acordeão amarelo. O pai Gösta e o avô Efraim lhe ensinaram a música folclórica sueca, música tradicional, e o estranho schlager. Benny lembra que os primeiros discos que comprou foram "Du bist Musik" da cantora italiana Caterina Valente e "Jailhouse Rock" de Elvis Presley, esta miscelânea de diferentes tipos de música foi a influência e o seguiu através dos anos. O avô Efraim comprou uma casa de veraneio no arquipélago de Mjölkö e Benny passou muitos verões felizes lá.

Quando Benny tinha dez anos conseguiu o seu próprio piano e aprendeu a tocar sozinho. Ele deixou a escola com 15 anos e começou a tocar em clubes de jovens. Foi quando ele conheceu a sua primeira namorada, Christina Grönvall. Em 1962, Christina ficou grávida. Eles ficaram noivos e Benny continuou a viver em casa com os seus pais. Em 20 de agosto de 1963 ela deu à luz Hans Gösta Peter Grönwall.

No início de 1964, Benny e Christina se juntaram a um grupo com o estranho nome "Elverkets Spelmanslag" ("The Electricity Board Folk Music Group"), que de forma alguma era um conjunto de música popular: o nome era um trocadilho que se referia aos seus instrumentos elétricos. O repertório era essencialmente instrumental e Benny recorda um dos seus números de destaque que foi "Baby Elephant Walk". Ele também escreveu suas primeiras composições nessa época para esta banda.

Em março de 1964, "Elverket Spelmanslag" foi confrontada com outra banda em um concurso de talentos, The Hep Stars. Quando Benny assumiu como tecladista do Hep Stars em outubro do mesmo ano, ele sabia que era isso que ele queria fazer.

O Hep Stars foi descoberto em março de 1965 com o seu enorme sucesso "Cadillac", e acabou se tornando a banda sueca pop mais célebre dos anos 60. Benny consolidou seu lugar como tecladista da banda e força motriz musical, assim como um ídolo adolescente. A banda tocava principalmente covers de sucessos internacionais, mas Benny logo começou a escrever o seu próprio material e deu à banda os sucessos clássicos "No Response", "Sunny Girl", "Wedding", "Consolation", "It's Nice To Be Back" e "She Will Love You", entre outros. Em junho de 1965 Christina deu à luz Heléne Odedal Grönvall. No verão de 1966 Benny e Christina terminaram o relacionamento.

Benny conheceu Björn Ulvaeus em Junho de 1966 e os dois começaram a compor juntos, a primeira sendo "Isn't It Easy To Say", que acabou sendo gravada pelo Hep Stars. Ele também teve uma colaboração frutífera com Lasse Berghagen, com quem escreveu várias canções e apresentou "Hej, Clown" no Melodifestivalen em 1969 - a eliminatória sueca para o Eurovision Song Contest. A canção terminou em segundo lugar. Durante este concurso ele conheceu a cantora Anni-Frid Lyngstad, e logo se tornaram um casal. Ao mesmo tempo o seu companheiro de composições Björn conheceu a cantora Agnetha Fältskog.

As relações pessoais e a colaboração na composições entre Benny e Björn naturalmente os levou a uma cooperação muito estreita que os quatro amigos tiveram durante os anos seguintes. Benny e Björn marcaram ou seus primeiros sucessos como compositores na primavera de 1969: "Ljuva Sextital" (um sucesso com Brita Borg) e "Speleman" (um sucesso para o Hep Stars). Como os dois casais começaram a apoiar uns aos outros durante as sessões de gravação, o som das vozes das garotas convenceu os compositores a modelar o seu "grupo" baseado em bandas no estilo MOR (Middle of the Road) como Blue Mink, Middle of the Road e The Sweet. Assim, o ABBA ganhou vida.

A revelação do quarteto aconteceu com a vitória no Eurovision Song Contest com "Waterloo" em 6 de abril de 1974. Durante os próximos oito anos, Benny (juntamente com Björn) escreveu e produziu músicas para oito álbuns de estúdio com o ABBA. O grupo alcançou grande sucesso em nível mundial e obteve uma cadeia de primeiros lugares nas paradas. Benny e Frida foram noivos por cerca de nove anos, eles casaram em outubro de 1978 e se divorciaram em 1981. Benny casou com a apresentadora de TV sueca Mona Nörklit em novembro de 1981, com quem teve um filho, Ludvig (nascido em 10 de janeiro de 1982). Ludvig seguiu os passos de seu pai e formou a sua própria banda, Ella Rouge.

Após o fim do ABBA em 1983, Benny continuou a escrever músicas com Björn. O primeiro projeto foi o musical "Chess", escrito com Tim Rice. O álbum conceitual "Chess" - com vocais de Elaine Paige, Barbara Dickson, Murray Head e os suecos Tommy Körberg e Björn Skifs - foi lançado em outubro de 1984, vendendo dois milhões de cópias no mundo inteiro. O dueto de Paige/Dickson "I Know Him So Well" chegou ao primeiro lugar e "One Night in Bangkok", com Murray Heads, deu a Andersson/Ulvaeus um 3º lugar nos Estados Unidos.

"Chess" foi encenado no teatro West End Prince Edward de Londres em maio de 1986, e ficou em cartaz por quase três anos. A encenação da Broadway em abril de 1988 recebeu críticas desastrosas, e foi encerrada depois de apenas dois meses.

Em 1985, Benny produziu e lançou um álbum com os irmãos Anders e Karin Glenmark, com novas canções da dupla Andersson/Ulvaeus. A dupla se chamava Gemini e um segundo álbum com mais músicas de Björn e Benny foi lançado em abril de 1987, contendo o grande sucesso "Mio My Mio"; que também pode ser encontrada na trilha sonora do filme "Mio in the Land of Faraway", para o qual Benny co-produziu a música.

Em 1987, Benny lançou o seu primeiro álbum solo "Klinga Mina Klockor". Todas as músicas foram compostas e tocadas por ele próprio no acordeão, apoiado pelos violinos de Orsa Spelmän (Orsa Folk Musicians). Um segundo álbum solo se seguiu dois anos depois: November 1989.

Em 1990, Benny marcou um primeiro lugar na Suécia com "Lassie", cantada pelo grupo feminino cabaret Ainbusk, para quem ele também escreveu os sucessos da parada Svensktoppen "Alska Mig" e "Drömmarnas Golv". Ele decidiu produzir um álbum com Josefin Nilsson deste quarteto, resultando no álbum em inglês "Shapes" em 1993, com dez novas composições Andersson/Ulvaeus.


Desde o início dos anos 80, Benny vinha trabalhando em uma ideia para um musical épico baseado em sua afeição pela música folclórica tradicional, e em outubro de 1995, "Kristina från Duvemala" estreou na Suécia. O musical foi baseado nos romances "The Emigrants" do escritor sueco Vilhelm Moberg. O musical foi executado com êxito por quase cinco anos, antes de encerrar em junho de 1999. Uma versão em inglês, intitulada simplesmente "Kristina", foi encenada em concerto no Carnegie Hall em Nova York por duas noites em setembro de 2009, rendendo uma gravação ao vivo, e no Royal Albert Hall por uma noite em abril de 2010.

O próximo projeto de Benny foi "Mamma Mia!", um musical construído em torno de 24 canções do ABBA que se tornou um sucesso de bilheteria em todo o mundo, com versões em várias línguas, sendo encenado em muitos países, incluindo o Reino Unido (estreia no West End em abril de 1999), Canadá (estreia em Toronto em 2000), Estados Unidos (estreia na Broadway em 2001) e Suécia (estreia em sueco em 2005).

Uma versão cinematográfica de "Mamma Mia!" estreou em 18 de julho de 2008. Entre abril e maio de 2007, Benny trabalhou na trilha sonora do filme, regravando as antigas músicas do ABBA com os músicos das antigas sessões de gravação do ABBA. "Mamma Mia! The Movie" se tornou o filme musical mais bem sucedido da história e foi nomeado o primeiro lugar nas bilheterias de 2008 e o DVD mais vendido de todos os tempos no Reino Unido.

Benny Andersson atualmente se apresenta com a sua banda de 16 músicos, BAO, "Benny Andersson Orkester", utilizando os talentos vocais dos colegas suecos Helen Sjöholm (de Kristina from Duvemåla) e Tommy Körberg (de Chess), com letras novas às vezes escrita por seu parceiro de composição e melhor amigo há mais de 40 anos, Björn Ulvaeus. BAO lançou cinco álbuns na Suécia, todos contendo singles de sucesso e em 2011 entrará em estúdio para iniciar as sessões de gravação do próximo trabalho.



Fontes: Benny Now & Then, Abbamikory e Bright Lights Dark Shadows by Carl Magnus Palm.

2 comments:

Anônimo disse...

enfim podemos ter mais informaçoes sobre o abba parabens e obrigada

Anônimo disse...

amoooooooo

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...