sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ABBA Back to Black

Todos os 8 álbuns originais de estúdio do ABBA (Ring Ring, Waterloo, ABBA, Arrival, The Album, Voulez-Vous, Super Trouper e The Visitors) serão relançados em vinil pela Universal Music, no próximo dia 8 de agosto. Apesar desse privilégio não se estender ao Brasil (a menos que os interessados comprem os discos pela internet), os fãs brasileiros do ABBA terão a chance de incluir em suas coleções as reproduções das edições originais em vinil dos álbuns Ring Ring (1973), Waterloo (1974) e ABBA (1975), que nunca foram lançados em LP no Brasil. Vale lembrar que o álbum ABBA (1975) foi lançado aqui pela RCA em 1976, com a mesma capa da edição internacional, mas com listagem de músicas e contracapa diferentes da original.

Na verdade, essa volta dos bolachões não deveria ser uma surpresa tão grande, já que os discos de vinil estão novamente na moda, agora como verdadeiros itens de colecionador. Objetos sofisticados e icônicos, os LPs hoje em dia ganham destaque nas prateleiras e vitrines de megastores mundo afora. Todos os artistas cult querem ter seus álbuns (re)lançados em vinil, inclusive grupos e cantores da atualidade.

No final dos anos 90, com o crescimento desenfreado do CD, a produção de discos de vinil foi perdendo a força e os LPs foram descartados sem dó nem piedade, tornando-se ínfimos objetos empoeirados de sebos e vendidos a preço de banana. Tudo porque o CD (compact disc) era o último grito em matéria de tecnologia. 

Com domínio do MP3, do iPod e seus genéricos, o formato físico de armazenar música começou a se tornar obsoleto. Hoje, quem diria, o CD está condenado à morte. Ele ainda existe, claro, mas nem se compara ao número de canções e álbuns baixados na internet. Por outro lado, um movimento aparentemente contraditório ganhou força nos últimos cinco anos: o ressurgimento do vinil.

Curiosamente, em agosto de 1982 a Philips iniciou em Hanover, na Alemanha, a primeira produção dos compact discs. Uma verdadeira revolução no mercado mundial da época. E adivinhe qual foi o primeiro CD lançado no mercado? The Visitors, do ABBA, que tinha sido lançado oficialmente em vinil no ano anterior. Proeza bem moderna para um grupo que, naquela época (começo dos anos 80) chegou a ser tachado de "ultrapassado".

Agora, para comemorar os 60 anos do disco de vinil (completados em 2008), a Universal Music criou a linha Back to Black Vinyl ("de volta ao vinil preto"). Vários grupos e artistas tiveram seus álbuns relançados em vinil. O ABBA - um dos grandes nomes do catálogo da Universal - não poderia ficar de fora e também ganhou destaque na linha de reedições em formato de LP. 

Segundo Fernando Martines, do blog Beerock, em 2008, nos Estados Unidos, a venda de vinis cresceu 89% em relação a 2007 (ano em que o comércio de música nesse formato já havia crescido 36% comparado com 2006) totalizando 1,8 milhões de bolachões vendidos. No Brasil, a volta do vinil também se mostra forte. Prova disso foi o reativamento, no começo de 2010, da Polysom, última fábrica de vinis do País e que havia sido fechada em outubro de 2007.

Para os fãs e colecionadores brasileiros do ABBA que quiserem comprar os LPs, basta entrar no site http://www.backtoblackvinyl.com/ e conferir. Pelo site oficial do ABBA também é possível. Cada LP sai por pouco mais de 31 dólares (50 reais em média), preço um tanto quanto salgado se levarmos em consideração que vários desses LPs estão à venda em sebos modestos pelo Brasil ao preço médio de 15 reais (ou menos). Quer dizer, isso até os donos dos sebos se darem conta de que os LPs estão em alta novamente...

0 comments:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...