sábado, 28 de abril de 2012

Hovas Vittne

Hova fica no círculo amarelo
O dia 25 de janeiro de 1981 foi uma data emblemática para Stig Anderson. Foi quando o bem-sucedido empresário e criador do ABBA completou 50 anos. O evento foi comemorado com uma grande festa na imponente mansão de Stig, na ilha de Djurgården, uma das mais apreciadas do arquipélago sueco. Para marcar a ocasião, Björn e Benny compuseram a melodia para Hovas Vittne, um trocadilho bem humorado com Jehovas Vittne ("testemunha de Jeová" em sueco). No caso, Stig era a "testemunha de Hova". Com pouco mais de mil habitantes, a cidadezinha sueca de Hova é distrito e uma das duas sedes do município de Gullspång, que faz parte do condado de Västra Götaland. Stig é um dos suecos mais ilustres nascidos em Hova.


ABBA e Stig em 1981

Busto de Stig (1931-1997) em Hova

As festividades começaram logo cedo, às 7 horas da manhã, quando Björn e Benny entraram no quarto de Stig pela escada de incêndio e o acordaram com um sonoro "Parabéns pra você", acompanhados pelo o acordeon de Benny. Logo que terminaram de cantar, um coro de sete mulheres (entre elas Frida, Agnetha, Görel Hanser e Lena Ulvaeus) entraram no quarto e deram início a uma serenata. Um grande bufê os aguardava na sala de estar de Stig, com uma orquestra composta por 15 músicos que recepcionavam as pessoas que iam chegando. Mais de 400 pessoas compareceram para prestigiar o rei do showbusiness sueco. Após um jantar exclusivo para a família e os amigos mais íntimos de Stig, os convidados tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo exclusivo exibido em um telão, com o ABBA cantando Hovas Vittne e imagens dos melhores momentos de Stig. O grand finale foram fogos de artifício que formaram no céu a frase "Vida longa a Stikkan!".

Stig e a esposa Gudrun recebem a surpresa do coral

Os quatro membros do ABBA haviam gravado o vídeo de Hovas Vittne um dia antes da festa. O clipe foi dirigido por Kurt Hjelte e filmado no anfiteatro do Berns Hotel, luxuoso prédio situado no coração de Estocolmo. Infelizmente a performance não foi incluída em nenhuma coletânea ou DVD oficial do ABBA. No entanto, a canção faz parte de vários bootlegs do ABBA e pode ser vista no YouTube com imagem de baixa qualidade, provavelmente tirada de fitas de vídeo gravadas direto da TV. A homenagem foi exibida oficialmente em 3 de maio de 1981 no O.S.A., programa de TV sueco no qual Stig foi entrevistado. Um fato curioso deste raro vídeo é que os integrantes do ABBA vestiram novamente seus trajes do Eurovision Song Contest de 1974, quando arrebataram o público europeu com Waterloo.

O ABBA se prepara para cantar Hovas Vittne no clipe em homenagem a Stig


Detalhe: Agnetha não está usando exatamente a mesma calça de cetim usada em 1974, mas sim uma de stretch da mesma cor. A calça de Benny também não é a mesma, uma vez que ele não estava usando jeans no Eurovision. Já Björn está vestindo uma camiseta preta por baixo da roupa original e botas diferentes. (Talvez por algumas peças terem se perdido ou simplesmente não servirem mais quando foram usadas para Hovas Vittne). Frida é a única usando a roupa original na totalidade. 


Hovas Vittne foi composta especialmente para a ocasião e lançada em compacto de vinil vermelho. A edição, limitadadíssima – apenas 200 cópias – é até hoje um dos itens mais raros e valiosos entre fãs do ABBA. A letra, bem sarcástica, foi escrita pelos quatro membros do ABBA e mais Michael Tretow e Rune Söderqvist. As referências eram as mais irreverentes possíveis. As principais manias e brincdeiras de Stig foram colocadas na música. Por exemplo,  ele tinha o hábito de ligar o aspirador de pó quando resolvia que estava na hora de terminar as festas que dava em sua casa. "Quando ele se cansava dos convidados - não importa quem fossem - trazia o aspirador de pó e anunciava em alto e bom som: 'Os táxis já estão aqui!', pois ele também já os tinha chamado", conta Rune Söderqvist. "É claro, continuar na festa era um tanto embaraçoso depois disso".


O fato é que Hovas Vittne tem uma melodia extremamente notável e atraente. Mais uma prova de que, mesmo sendo produzida apenas para tocar em uma ocasião específica, Benny e Björn tinham o dom de criar melodias marcantes. Mais tarde Stig, que nunca se desligava de sua função de empresário musical, reclamou brincando que era uma pena ter feito uma canção com melodia tão boa apenas para ser tocada em uma única festa. O lado B do compacto foi a versão instrumental de Tivedshambo, a primeira canção de sucesso composta por Stig, quando ele tinha apenas 16 anos.

Stig e o ABBA (1981)

6 comments:

Esmejoano disse...

Afinal, como ficou a relação do Stig com Abba depois que o grupo acabou? Rolou processo, mesmo?

ABBA Joy disse...

Obrigada pelo artigo, Daniel!
Sempre quis saber mais sobre a homenagem que fizeram ao Stig (embora não sei por que nunca tenha simpatizado muito com ele).

Abração!

Daniel Couri disse...

Esmejoano, não houve processo algum depois do fim do ABBA. Stig sempre teve uma relação muito boa com os quatro, apesar de ter sido um empresário extremamente exigente e workaholic. Não havia um contrato formal do ABBA para com Stig, tipo "o ABBA tem que durar até o ano 2000" ou coisa assim. O término do grupo foi uma coisa natural, já havia um 'prenúncio' no ar, embora na época não tenham formalizado o fim. E acho que eles próprios pensavam que talvez o ABBA pudesse voltar ao estúdio em 1984, 85 ou 86... Não houve briga entre o ABBA e Stig.
Karine, que bom que você curtiu o artigo! Foi sugestão do @gustavoscabello e eu acatei na hora. O Stig tinha aquela fama de durão mas era um homem à frente de seu tempo e sempre zelou pelo ABBA como um verdadeiro pai. Infelizmente os excessos de trabalho e de bebida fizeram com que ele morresse cedo, aos 66 anos. Mas não podemos esquecer que sem ele, não haveria ABBA! ;-)

Tainá Agda_Faltskog disse...

Eu adorei saber sobre essa música, eu adoro e não imaginava que tinha sido feita para Stig.Gostei!
Daniel você está de parabéns! Eu só gostaria de saber a tradução inteira da música. Vocês não tem como descobrir? Um beijo!

Daniel Couri disse...

Obrigado, Tainá! :-)
Eu tenho a tradução de Hovas Vittne para o inglês, mas posso providenciar uma tradução para o português sim. Talvez fique meio estranho, pois do sueco para o inglês já perde um pouco da ironia original, mas vou ver e te falo, ok?

Tainá Agda_Faltskog disse...

Obrigada!!!!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...