quinta-feira, 17 de maio de 2012

Donna Summer (31/12/1948 - 17/05/2012)

LaDonna Adrian Gaines - conhecida internacionalmente como Donna Summer - faleceu hoje, aos 63 anos. A cantora lutava contra um câncer há algum tempo e sua família enviou um comunicado à imprensa americana: "Enquanto choramos sua morte, celebramos em paz sua extraordinária vida e seu contínuo legado. As palavras realmente não podem expressar o quanto agradecemos por suas orações e seu amor por nossa família neste delicado momento."

Donna Summer em 1979, durante o show A Gift of Song
Donna participou do evento A Gift of Song - The Music for UNICEF Concert, ao lado do ABBA e de vários outros artistas em 1979. Por diversas vezes os ex-integrantes do ABBA, em especial Agnetha, declararam sua admiração por Donna Summer. 

Donna encontra o ABBA no show beneficente A Gift of Song, em Nova York (1979)


Nem todos sabem, mas a faixa To Turn The Stone, do álbum solo de Frida Something's Going On (1982), foi originalmente composta por Giorgio Moroder para Donna, que a gravou em 1981. (Giorgio era o produtor da cantora). 





O álbum I'm a Rainbow, apesar de totalmente gravado, foi engavetado. A gravadora Geffen não gostou do produto final e insistiu para que Summer rompesse a parceria com Giorgio Moroder e trabalhasse com outro produtor, Quincy Jones, com quem ela começou seu projeto seguinte em 1982.


Giorgio então deu To Turn The Stone de presente para Frida, que a transformou em uma das faixas de destaque de seu álbum solo. Somente em 1996 I'm a Rainbow foi lançado e a versão de Donna, gravada antes de Frida, ficou finalmente disponível.


Apesar de ser mais conhecida pelo estilo discothèque que a consagrou nos anos 70, seu repertório incluiu diversos gêneros como rhythm 'n' blues, soul e rock, talento que lhe valeu vários prêmios Grammy e o respeito da crítica. Sem dúvida uma das artistas que definiram a música da década de 1970, assim como o ABBA.

1 comments:

ABBA Joy disse...

Grande perda. Me lembro mesmo de ouvir Agnetha declarar que Donna Summer era uma de suas cantoras favoritas, se não estou enganada ela cita Donna no documentário de 80 do ABBA in Japan.

Tenho certeza de que Breakaway e tantas outras faixas jamais serão esquecidas.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...