quinta-feira, 22 de março de 2012

A pergunta que não quer calar

O último post do blog, antes do quiz, era sobre uma declaração de Benny a um jornal finlandês. Ele dizia que, após From A Twinkling Star To A Passing Angel (bônus do CD The Visitors Deluxe) não havia mais faixas inéditas do ABBA para serem lançadas. O discurso de Benny pode soar como um balde de água fria nos milhões de fãs do quarteto, mas ainda assim é coerente. E justamente por isso divide opiniões.

Com o lançamento de The Visitors Deluxe se aproximando, cresce a expectativa em relação a From A Twinkling Star To A Passing Angel, o medley de demos de 9 minutos que só agora sairá do fundo do baú. Trata-se de testes e tentativas descartadas de versões da faixa que encerrava o álbum, Like An Angel Passing Through My Room. A ideia surgiu em discussões informais entre Björn, Benny e a gravadora. Não houve nenhum plano estratégico por trás disso. Simplesmente aconteceu porque todos os envolvidos acharam que poderia ser divertido e interessante.

Até aí, tudo entendido. Mas muitos fãs ainda não se conformam com o fato de Just Like That ter sido deixada de fora da nova edição de The Visitors. A questão é antiga e leva grande parte da 'comunidade ABBA' a indagar: Se o grupo pode autorizar o lançamento de uma penca de demos, por que não lançam o mais cobiçado dos tesouros não lançados do ABBA, Just Like That


A resposta é simples, ainda que não convença a todos: "Não é assim que funciona", afirma Carl Magnus Palm, biógrafo oficial do ABBA. Ele já listou uma série de motivos pelos quais Just Like That nunca foi oficialmente lançada (a não ser um trecho no medley ABBA Undeleted, da caixa Thank You For The Music). Em diversas ocasiões Palm esteve em contato direto com os ex-membros do ABBA. Não apenas realizando pesquisas e entrevistas para seus vários livros, como também para os textos de CDs, DVDs e edições variadas de material do grupo. Aliás, foi do site dele que tirei a inspiração para este post.


Just Like That foi gravada em 1982, durante as sessões do que seria o nono álbum de estúdio do ABBA, mas que acabou abortado. A canção cairia como uma luva na edição Deluxe de The Visitors, que cobre o período final do ABBA, com as últimas faixas gravadas pelo quarteto. Björn e Benny, no entanto, consideram a faixa como não concluída. OK, todos os fãs sabem que a faixa foi, de fato, completamente concluída, pois aparece um diversos bootlegs. Mas isso não significa que ela teria sido lançada desse jeito quando foi gravada, no começo dos anos 80. Ou que tivesse necessariamente que ser lançada só porque havia sido gravada. Afinal de contas, por diversas vezes o ABBA gravou e mixou uma faixa e logo em seguida decidiu que ela ainda não estava terminada ou boa o suficiente. Quando isso acontecia, eles voltavam para o estúdio, adicionavam partes instrumentais e/ou vocais, editavam seções da gravação e acabavam criando uma canção totalmente nova.

Em seu site, Carl Magnus Palm lista algumas razões pelas quais Just Like That nunca foi devidamente lançada, apesar de ser bem conhecida entre os fãs do ABBA. Entre essas razões, ele explica que Benny e Björn não acham que essa - cujo trecho pode ser ouvido no medley ABBA Undeleted e também em uma série de bootlegs - seja a versão "correta" da canção. Na época eles não ficaram satisfeitos com o resultado da gravação e aparentemente não estavam muito inclinados a fazer uma nova tentativa. (Vale lembrar que foi um período difícil para os quatro, com o desgaste dos divórcios, os novos casamentos e projetos solo acontecendo ao mesmo tempo). Depois de algumas mudanças na letra, alguns anos depois Benny e Björn apareceram com a versão que acabou gravada e lançada pela dupla Gemini. Há várias diferenças entre as duas canções. A mais óbvia é a melodia dos versos, completamente diferente da primeira versão do ABBA. Na opiniões dos dois compositores, a gravação do Gemini é a versão que eles buscavam desde o início.


Outro motivo é que Björn e Benny não acham legal ter duas canções oficiais chamadas Just Like That, que são tão diferentes e ainda assim tão similares. E por acaso o perfeccionismo que sempre marcou o trabalho do ABBA é novidade para algum fã? Uma coisa é lançar um trecho de Just Like That e dizer 'olha pessoal, essa foi uma tentativa que fizemos, mas como não gostamos do resultado, modificamos a canção e demos para outro artista gravá-la'. Outra coisa é lançar a canção décadas depois como uma "nova canção", sendo que a canção já existe com o mesmo nome, mas re-trabalhada e já lançada por outros cantores. Essa é uma situação diferente do que ocorreu, por exemplo, com trechos de Dream World que acabaram em Does Your Mother Know. São duas canções bem distintas, mas com alguns trechos melódicos semelhantes. 

Sei que é difícil para os fãs entenderem, mas um artista, ao criar uma obra, tem o direito de decidir se aquela é a versão que ele considera a definitiva. E durante todo o percurso do ABBA, tanto Benny quanto Björn sempre foram muito criteriosos com o material lançado. Por todos esses motivos, tudo se resume ao que Björn e Benny sentem sobre Just Like That. Eles não querem lançá-la e pronto. Nas palavras do próprio Carl Magnus Palm, "Não há sentido em se munir de argumentos 'lógicos' sobre por que eles deveriam lançar esta ou aquela canção, usando o raciocínio de que 'se eles lançaram essa, podem muito bem lançar aquela'. De novo, não é assim que funciona. Eles são artistas e, como tais, só podem julgar por seus próprios sentimentos se algo deve ou não ser lançado, da maneira como sempre fizeram. Tenho certeza de que eles concordariam que, olhando para trás, nem sempre tomaram a decisão certa, mas ainda assim estão no seu direito: é a música criada por eles, portanto, são os sentimentos deles que guiam as decisões, em qualquer que tenha sido a época". 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Os vencedores levam tudo

Pessoal, os vencedores do "ABBA - THE QUIZ" foram:


1º Lugar: Rodolfo Gomes (rodolfarias@hotmail.com)
1 livro Mamma Mia! (Panda Books, 2011)


2º Lugar: Fabiana Rocha (fabbigarbo@gmail.com)
1 livro Mamma Mia! (Panda Books, 2011)








3º Lugar: Joice Amador (joiceamador@yahoo.com.br)
1 livro Made in Suécia - O paraíso pop do ABBA (Página Nova, 2008)


4º Lugar: Mario Rocha (mariofrocha@gmail.com)
1 livro Made in Suécia - O paraíso pop do ABBA (Página Nova, 2008) 



Respostas:

1 - C
2 - A
3 - B
4 - A
5 - B
6 - B
7 – “ANULADA”
8 - D
9 - D
10 - C
11 - B
12 - C
13 - D
14 - A
15 - B
16 - B
17 - C
18 - A
19 - D
20 - B
21 - B
22 - C
23 - D
24 - D
25 - A
26 - A
27 - B
28 - A
29 - B
30 - C
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...